Caminhos de Santiago
Os itinerários do Caminho de Santiago em As Rías Baixas são esplêndidos e variados, e todos eles têm um encanto especial. Até cinco rotas atravessam este destino pelo interior e pela costa, e permitem experiências inesquecíveis; existem também outras variantes da peregrinação a Compostela.
Convidamo-lo a descobrir a nossa natureza, o nosso património, a nossa cultura e a nossa gastronomia através destas belas rotas.
Guia do Caminho de Santiago das Rias Baixas
Cruzamento de Caminhos: Seis belas rotas jacobeias atravessam a província de Pontevedra.
Desde Portugal, a Meseta e até por mar. As rotas do Caminho de Santiago em As Rías Baixas são esplêndidas e variadas, e todas elas têm um encanto especial. Até seis rotas atravessam este destino pelo interior e pela costa e oferecem experiências inesquecíveis. Natureza, património, cultura e gastronomia unem-se nestes belos itinerários.
Dois deles provêm do país vizinho: o Caminho Português e o Caminho da Costa. Outros dois, a Vía de la Plata e o Camino de Invierno, entram na província pelo interior. Outra, a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, percorre de barco o último troço da lendária travessia da barca de pedra com os restos do Apóstolo. E a última segue, através da comarca de O Salnés, o percurso efectuado pelo Padre Sarmiento na sua Viagem à Galiza de 1745.



Dependendo do itinerário escolhido, o caminhante encontrará pelo caminho falésias, praias, fervuras, forjas, pazos, cidades históricas e aldeias termais ou marítimas. As formidáveis paisagens de As Rías Baixas sucedem-se e deixam uma marca indelével no caminhante.
É impressionante percorrer as muralhas circulares do castro de Santa Trega e desfrutar das vistas do Oceano Atlântico e da ria do Minho. A cidade de Tui, presidida pela imponente catedral, levar-nos-á de volta à Idade Média, e em Pontevedra desfrutaremos do ambiente das praças e monumentos.
Vigo, a maior cidade da Galiza, mantém intacta a sua essência ligada ao mar e oferece incríveis vistas panorâmicas da ria e das Ilhas Cíes. Nas regiões interiores de Deza e Tabeirós-Terra de Montes, as fervuras e as forjas de contos de fadas formam um cenário ideal com mosteiros e casas senhoriais. As águas termais de Caldas de Reis oferecem o descanso perfeito antes de percorrer o caminho final para Santiago. A gastronomia d'O Salnés, as suas aldeias e vinhedos, auguram experiências enoturísticas e culinárias únicas.
Escolha a sua rota e viva a magia do Caminho em As Rías Baixas.