Caminho da Via da Prata
A Rota da Prata
Um itinerário encantador em As Rías Baixas que remonta à época fenícia e grega.
O Caminho de Sanabrés ou Rota da Prata começa no sul de Espanha e percorre o interior da Galiza para chegar a Santiago de Compostela. Trata-se de uma grande estrada romana, com cerca de 1000 quilómetros de extensão, que liga a península e que atravessa belas paisagens naturais ao lado de vestígios patrimoniais de grande valor histórico e artístico.
Mosteiros, rios e casas senhoriais unem-se numa esplêndida paisagem na província de Pontevedra, concretamente nos municípios de Dozón, Silleda e A Estrada, por onde passa o Caminho de Sanabrés. Relativamente à origem deste itinerário, há indícios da sua existência desde a época fenícia e grega; os primeiros relatos documentados do caminho datam do ano 139 a.C.
Acabados de chegar de Oseira, em Ourense, atravessaremos O Castro, em Dozón, perto do mosteiro e igreja monástica de San Pedro de Vilanova, joia da arte românica galega do século XII. Se continuarmos em direção a Lalín por caminhos rurais de grande beleza natural, podemos visitar a igreja de San Martiño, que fazia parte de um mosteiro fundado no século X.
Passaremos por Pontenoufe e já estaremos em Lalín; chegaremos a Puxallos e A Xesta. Depois, Botos e Donsión levar-nos-ão a Bendoiro.
Neste itinerário, depois de deixar a vila de Prado, dirigimo-nos para o rio Deza. Atravessamos então A Borralla e a ponte medieval de Taboada. Esta construção levar-nos-á a Taboada e Trasfontao. Depois desta última localidade teremos chegado a Silleda.
Antes podemos fazer um desvio para visitar o famoso santuário de O Corpiño, ainda em território lalinense. Situado em Losón, as suas peregrinações de verão e de inverno atraem milhares de fiéis a esta pequena localidade. Na comarca, outras zonas de destaque são a cascata do rio Toxa ou o mosteiro de Carboeiro, enclaves que, se tivermos tempo, é recomendável desfrutar.
A rota continua em direção a Silleda, atravessando a ponte medieval sobre o rio Deza, com paragem nas igrejas românicas de Fiestras e Ansemil. Depois de Silleda, O Foxo e Margaride levam o caminhante até A Bandeira.
Em A Estrada, Castrovite, Loimil, Os Casares, As Carballas, Oca e Arnois despedem-se da Via da Prata na província de Pontevedra. Antes de a deixar, podemos visitar o paço de Oca, cujos jardins seduzem durante todo o ano.