Estrada de inverno
O Caminho de inverno
Uma rota interior com belas paisagens naturais
O Caminho de inverno, uma rota interior de pouco mais de 200 quilómetros e oficial desde 2016, atravessa os municípios de Rodeiro, Lalín, Silleda e A Estrada, na província de Pontevedra, e dirige-se depois para Santiago de Compostela.
Ao longo do caminho, os caminhantes encontrarão uma grande variedade de paisagens: leitos de rios, vistas panorâmicas verdes, ambientes interiores ou florestas exuberantes. Estes são os cenários de espécies arbóreas autóctones e elementos patrimoniais que acompanharão os peregrinos até ao seu destino, a capital da Galiza.
O nome do itinerário deve-se ao facto de permitir aos peregrinos medievais do Caminho de Santiago evitar a subida ao passo de montanha de O Cebreiro, que no inverno mais rigoroso se tornava extremamente difícil. A partir de Ponferrada ou da própria Villafranca del Bierzo, este itinerário segue os rios Sil e Minho, unindo-se à Via da Prata. Quem optar por esta rota a caminho da cidade do Apóstolo desfrutará de uma zona caracterizada pela sua riqueza natural e patrimonial.
Quase no centro geográfico da Galiza, em Rodeiro, os olhos são atraídos pelo Monte Faro, de grande beleza. A sua altitude é um dos seus principais atractivos, já que o seu cume é o ponto mais alto de todo o município, com 1.187 metros. A magia da envolvente, em terras de Deza, contribui para tornar mais agradável este percurso de dificuldade considerável.
O percurso começa na freguesia de Río, antigo centro nevrálgico do comércio da zona, que ainda conserva os antigos pavilhões das suas feiras tradicionais.
No nosso percurso, atravessaremos a ponte medieval de Pedroso, construída no século XII sobre o rio Arnego e com dois moinhos anexados a ambos os lados, e continuaremos em direção a Lalín pelo passeio fluvial do rio d'As Cabirtas.
A caminho de Bendoiro, em Lalín, o Caminho de inverno ainda tem muito mais para oferecer nas terras de Camba, como é conhecido Rodeiro. Passaremos por terras de excelente cantaria sobre pontes medievais, lugares de alojamento, zonas de mámoas e riachos.
Entraremos em Lalín, capital da comarca de Dezana e epicentro gastronómico do cozido galego. Depois de passar a Carballeira das Casianas, chegaremos a A Laxe, ponto de encontro desta rota com a Via da Prata, um dos caminhos mais tradicionais para Compostela.
Em Lalín, pela N-525, a rota entra agora em Vilasoa para chegar a Prado. A partir daqui, chegamos a Borralla e atravessamos a ponte de Taboada sobre o rio Deza, afluente do Ulla, que foi construída no século X. Se tivermos tempo, podemos visitar o conhecido santuário de O Corpiño, que todos os anos recebe milhares de fiéis nas suas peregrinações de inverno e verão. Depois de Taboada, subiremos a Trasfontao para chegar a Silleda.
Desde aqui o Caminho leva-nos à esquerda: O Foxo, Chapa, A Bandeira e Castrovite acolhem-nos para continuar a rota até Loimil, Os Casares, As Carballas e Oca, famosa pelo seu paço, o Versalhes galego. Depois de passar por esta freguesia estradense, dirigimo-nos a Valboa, Arnois, A Calzada e A Veiga, através das quais chegaremos ao município de Vedra, na Corunha.