Passar para o conteúdo principal

O crescimento demográfico, unido a uma revolução tecnológica sem precedentes, faz deste século XXI o momento chave em que o planeta precisa de tomar consciência da finitude dos recursos e da gestão de uma economia global que beneficie todas as pessoas por igual. Perante este novo paradigma, as administrações públicas, como a Diputación Foral de Pontevedra e o Turismo das Rias Baixas, unem esforços para colocar à disposição de todos os agentes envolvidos na gestão e fruição de um destino turístico as acções, medidas e ferramentas de proteção ambiental necessárias para que o território da província de Pontevedra seja um espaço sustentável, competitivo e diferenciado para todos. O turismo sustentável implica não prejudicar o meio ambiente nem a sociedade, já que desenvolve a sua atividade tentando gerar o menor impacto possível. Por tudo isto, entre as acções que a Diputación Provincial de Pontevedra coloca à disposição do destino Rías Baixas estão três manuais de boas práticas cujos conselhos e recomendações se baseiam nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no Código Global de Ética para o Turismo da Organização Mundial do Turismo e na Carta Mundial para o Turismo Sustentável ST+20.

O Manual de boas práticas sustentáveis destinado aos estabelecimentos turísticos tem por objetivo orientar os empresários e profissionais dos estabelecimentos turísticos (hotéis, pousadas, casas rurais, restaurantes, bares, cafés, empresas de turismo ativo...) sobre as melhorias ambientais e sociais que lhes permitam consolidar os seus estabelecimentos, actividades e destinos como os mais sustentáveis possíveis.

O Manual de boas práticas em matéria de sustentabilidade para agências de viagens, postos de turismo e guias turísticos tem como objetivo ajudar a organizar viagens que sejam uma experiência enriquecedora e sustentável, uma vez que contém numerosas recomendações para a aplicação de uma política de sustentabilidade no trabalho e na oferta dos seus serviços, que implicam necessariamente a utilização do território e dos seus recursos. Estas práticas sustentáveis permitem manter um ambiente ambiental, natural e patrimonial mais bem cuidado e mais atrativo para os turistas e a população local, bem como sensibilizá-los. As agências de viagens, os postos de turismo e os guias turísticos concordam que têm o poder de promover serviços, locais, tradições e produtos sustentáveis e não sustentáveis.

O Manual de Turismo Responsável contém conselhos e recomendações para ajudar a tornar as viagens numa experiência enriquecedora e sustentável. Os turistas têm um impacto direto ou indireto na sustentabilidade económica, sociocultural e ambiental do local que visitam. O objetivo do turismo responsável é garantir que esse impacto não seja negativo, ou seja, que seja o menos negativo possível. Como são os bons viajantes? Aqueles que viajam e desfrutam de um destino sem deixar rasto, respeitam as pessoas e as suas tradições, valorizam a autenticidade de cada lugar, divertem-se e também escolhem serviços comprometidos com a sustentabilidade e a qualidade do turismo. São turistas responsáveis.

 

manual establecimientos

 

Clique na imagem para descarregar o Manual para os estabelecimentos turísticos.

manual agencias

 

Clique na imagem para descarregar o Manual para agências, gabinetes e guias.

manual turismo responsable

 

Clique na imagem para descarregar o Manual de turismo responsável.

CompartilharPartilhar