Parque Natural do Monte Aloia
Um tesouro à beira do Minho
O parque natural oferece uma flora espetacular, miradouros, percursos e património.
A serra de O Galiñeiro, no sul da província de Pontevedra, alberga o Parque Natural do Monte Aloia, um espaço situado num miradouro extraordinário a mais de 600 metros de altura nos arredores de Tui, com uma vista espetacular sobre o rio Minho. Esta zona de grande beleza paisagística tornou-se o primeiro Parque Natural da Galiza em 1978.
Espécies autóctones misturam-se com outras exóticas no Monte Aloia. Sobreiros, ciprestes, azevinhos, abetos e cedros do Líbano, entre outras espécies, tornam-se os verdadeiros protagonistas do lugar, acompanhando os visitantes ao longo do caminho. Património e natureza abraçam-se neste belo enclave que conta com um recinto amuralhado da época galaico-romana e uma pequena ermida dedicada a São Xián, onde se encontra uma esplêndida carballeira.

Vários percursos pedestres convidam-nos a descobrir este grande espaço natural, que alberga cinco miradouros perfeitamente integrados na paisagem. Todos eles oferecem uma vista maravilhosa sobre o maior rio da Galiza. O monte Aloia, devido à sua posição estratégica, serviu de refúgio e defesa contra as diversas invasões que estas terras sofreram ao longo da história, especialmente durante a Idade Média.
A casa florestal do parque foi convertida num centro de interpretação. Uma visita ao local é a maneira perfeita de descobrir as origens deste belo lugar.