Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Os estuários

Paraíso e despensa

A costa da província de Pontevedra conta com três espectaculares estuários salpicados de falésias, ilhas, portos, montanhas, praias e paisagens de sonho que a convertem num lugar perfeito para todo o tipo de visitantes.

As rias de Vigo, Pontevedra e Arousa são um cenário idílico para relaxar, com mais de cinquenta praias de bandeira azul, e também a despensa marinha da província. Das suas águas a frota pesqueira e marisqueira recolhe os melhores peixes, moluscos e crustáceos do mundo, iguarias de excelência prontas para serem degustadas em poucas horas nos restaurantes de As Rías Baixas.

Desde marinheiros de passagem até visitas esporádicas do interior, As Rias Baixas são generosas e oferecem a quem as visita uma experiência inesquecível.

rías de Vigo y Pontevedra

Vista aérea das Ilhas Cíes

 

A ria de Arousa é a maior das três e caracteriza-se pela presença de numerosos ilhéus e recifes que actuam como quebra-mares naturais. Destaca-se a zona situada na área protegida da península de O Grove, na enseada que faz parte do Complexo Intertidal Umia-O Grove, um lugar ideal para os amantes da ornitologia.

Este estuário é propício para a ancoragem de embarcações e é um local ideal para a navegação de recreio, permitindo a prática de todo o tipo de actividades náuticas. As praias de bandeira azul pontuam o seu litoral e nas suas águas mais de 2.300 jangadas, dois terços das de As Rías Baixas, produzem o apreciado mexilhão.

Cortegada, em frente a Vilagarcía de Arousa, faz parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas e possui uma excecional floresta laurissilva. A Illa de Arousa é um ambiente paradisíaco com um belo e selvagem parque natural (O Carreirón) e praias idílicas.

vista bateas desde vilanova de arousa

Portos de embarcações em Vilanova de Arousa

 

A ria de Pontevedra é a que apresenta o traçado mais regular das três. O rio Lérez, que banha a capital da província, é o rio mais importante que nela desagua.

Na ria existem várias ilhas, entre as quais Tambo e Ons. Esta última faz parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas e constitui um enclave natural excecional, com belas praias e falésias. A ria banha a costa meridional da comarca de O Salnés e a costa setentrional de O Morrazo, faixas de costa com numerosas praias com bandeira azul.

Esta ria destaca-se pela sua riqueza biológica e pela sua produtividade muito elevada devido à abundância de nutrientes, à boa iluminação e ao movimento das suas águas.

 

Barco de vela en la ría de Vigo
Barco de vela en la ría de Vigo

A ria de Vigo, que deve o seu nome à maior cidade da Galiza, situada na sua margem sul e com um dos portos de pesca mais importantes do mundo, estende-se como uma lança marinha, estreitando-se à medida que avança para o interior.

A partir da ponte de Rande, de onde se pode ver como as tradicionais jangadas flutuam em fila, a ria volta a abrir-se para formar a enseada de San Simón. Uma das maiores batalhas navais da história teve lugar no Estreito de Rande em 1702, na qual a marinha anglo-holandesa derrotou a frota hispano-francesa. O afundamento dos galeões deu origem a histórias de um formidável tesouro, uma lenda que Júlio Verne registou em 20.000 Léguas Submarinas.

Na desembocadura da ria, como um barco de pedra encalhado no oceano, encontram-se as famosas Ilhas Cíes, uma das paisagens mais belas da Galiza e o ex-líbris do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas.

 

Vista aérea de los montes y la ría de Vigo
Vista aérea de los montes y la ría de Vigo

 

Desplegable