Onde o mar chegava à porta da casa
Conservou sempre o título de vila que lhe foi concedido em 1778 pelo rei Carlos III.
Bouzas exprime como poucas localidades da província de Pontevedra o autêntico carácter marinheiro de As Rías Baixas. Esta vila foi independente de Vigo até 1904 e conserva ainda hoje um carácter e tradições que a tornam única e a diferenciam do resto da cidade.
Em 1778, o rei Carlos III concedeu-lhe o título oficial de Villa, que nunca perdeu apesar de ter sido anexada a Vigo.
Em 1778, o rei Carlos III concedeu-lhe o título oficial de Vila, que nunca perdeu apesar de ter sido anexada a Vigo. Mas a sua singularidade remonta a muitos anos atrás, pois em 1501 Bouzas já tinha direito ao livre comércio no porto e à isenção de direitos alfandegários, bem como a um armazém e depósito de sal, para que o Grémio do Mar pudesse salgar sem limitações.
A sua praia urbana e o seu centro histórico empedrado conferem-lhe um carácter muito especial e grande parte da vida do bairro concentra-se hoje em dia em torno do passeio marítimo, de onde se pode admirar a beleza dos seus edifícios e a silhueta dos estaleiros navais. Nas ruas mais antigas, como a de Alfolís, ainda se encontram edifícios com uma estrutura tipicamente marítima, a cuja porta o mar chegava em tempos idos.