Uma aldeia esculpida em granito
Descobre as suas casas cobertas de conchas, varandas e galerias convertidas em miradouros.
Estamos a falar de uma vila esculpida em granito, santuário da nobreza e berço do apreciado vinho Albariño, uma das marcas da província de Pontevedra.
Cambados nasceu da fusão de três povoações históricas: Fefiñáns, com um marcado carácter nobre e histórico, onde as casas senhoriais ganham vida; Cambados, com as suas belas praças e ruas empedradas; e Santo Tomé, com um carácter eminentemente marítimo.
É aqui que se situava o antigo porto de pesca, hoje refúgio de pequenas embarcações de pesca artesanal.
Um passeio pelo passeio marítimo de Cambados leva-nos até à torre de San Sadurniño, no ilhéu de A Figueira. A partir desta zona é comum ver as marisqueiras a apanhar as amêijoas que depois podem ser degustadas nas dezenas de tabernas tradicionais que se encontram no centro histórico. Os seus vizinhos são também mestres na confeção de vieiras.
Ao contrário do centro, com os seus edifícios mais nobres, a presença de ruas irregulares e estreitas indica claramente a entrada no bairro de Santo Tomé, que apresenta as típicas casas de marinheiros: casas cobertas de conchas, varandas e galerias convertidas em verdadeiros miradouros sobre a ria de Arousa. Era aqui que se situava o antigo porto de pesca, hoje refúgio de pequenas embarcações de pesca artesanal.