Aves de casa
Com um par de binóculos, um pedacinho de céu e afinando os ouvidos, podemos desfrutar das muitas aves que se movem à nossa volta, completamente absorvidas nas suas actividades primaveris.
A pouca atividade humana, o pouco ruído que geramos durante o recinto e o início da primavera permitir-nos-á desfrutar da natureza sem sair de casa. Turismo Rías Baixas e SEO Birdlife propõem-lhe conhecer mais sobre ela, e concretamente sobre o mundo das aves. Basta abrir a janela, observar e escutar com atenção. Nós guiamo-lo a identificá-las e a aprender com a experiência, tomando notas no seu caderno de campo.
As aves, sempre despreocupadas e alegres, podem aproximar-nos da nova estação e tornar-nos mais felizes, quer quando as observamos, quer quando ouvimos os seus trinados, sobretudo nesta época de atividade e canto frenéticos, pois precisam de atrair as fêmeas para acasalar ou marcar o seu território.
Da nossa janela, podemos ver e ouvir as aves urbanas que vivem nas nossas cidades e que trazem grandes benefícios: consomem milhões de moscas e mosquitos por ano, são bioindicadores de qualidade de vida e espalham otimismo. Um estudo universitário de 2017 sugere que as pessoas que vivem em bairros com abundância de vida selvagem e vegetação têm menos probabilidades de sofrer de depressão e stress. A observação de aves faz-nos sentir mais relaxados e calmos, demonstrando que a nossa ligação com a natureza desempenha um papel importante no bem-estar mental.
Com a mudança de estação, podemos também apreciar as aves migratórias vindas da África distante, como as andorinhas-das-chaminés recém-chegadas que anunciam a primavera, ou os intrépidos andorinhões comuns que, em abril, pousam nos nossos edifícios para nos animar com os seus chamamentos e as suas acrobacias aéreas nas ruas e praças.
Agora que temos a oportunidade, a partir de Turismo de Rías Baixas e SEO Birdlife encorajamos você a registrar todas as espécies que você observa em um pequeno caderno como um caderno de campo ou através de aplicativos eletrônicos criados para esse fim, como a plataforma de ciência cidadã eBird ou o RRSS, onde as informações são postadas todos os dias. Você pode compartilhar suas datas com #AvesDesdeCasa.
Grande variedade.
Pardais comuns, rulas turcas, gaivotas de patas amarelas, pombos torcazes, melros comuns, pintarroxos comuns, lavandeiras brancas, estorninhos negros e inúmeros outros passarinhos estão connosco durante todo o ano, embora quase não lhes prestemos atenção.
- Durante alguns minutos, vá até à varanda ou à janela para observar e ouvir atentamente as aves que nos rodeiam e sentir-se mais feliz.
- Se tiver binóculos ou uma máquina fotográfica, tanto melhor, mas se não tiver, basta a sua visão.
- A altura ideal para observar aves é de manhã ou ao anoitecer.
- Num pequeno caderno ou usando uma aplicação para telemóvel, vamos criar um caderno de campo, no qual vamos anotar as observações diárias.
No caderno de apontamentos, anotamos principalmente
- Data da observação: anotar o dia, o mês e o ano.
- Local de observação: anotar a rua, o município e a província onde foi feito o avistamento.
- Hora da observação: anotar a hora de início e de fim da observação.
- Condições climatéricas: (facultativo). Indicar as condições climatéricas no momento do avistamento.
- Aves identificadas: nesta secção escreveremos o nome comum da ave e o número que vimos ou ouvimos.
- Se tivermos filhos, podemos até incentivá-los a fazer um desenho da ave que viram.
No site da Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO) pode encontrar muitas informações para o ajudar a desfrutar desta atividade emocionante e onde existe uma secção especial para a observação de aves a partir de casa.
E se quiser um grande guia de aves gratuito , pode descarregar a aplicação Aves de Espanha no seu telemóvel, onde encontrará todas as aves do nosso país, descrições, imagens e informações sobre os seus cantos.
Pode descarregar o eBird e contribuir com os seus dados para a ciência cidadã. Na plataforma eBird pode carregar todos os registos de aves que identificamos para uma base de dados mundial, sendo útil também para a investigação em todo o mundo. Passaremos a ser colaboradores activos e directos na conservação das aves.
Pode ainda usufruir de outra forma de observar aves, a partir do sofá: seguindo as webcams da SEO/Birdlife que transmitem imagens em direto de algumas das espécies mais emblemáticas da nossa fauna, como o abutre-preto, o peneireiro-das-torres, o falcão-peregrino ou a cegonha-branca.