Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Enogastronomia Denominações de origem

O fruto da excelência

Denominações de Origem: Vinhos, mexilhões, queijos e pimentos.

Sabor, trabalho meticuloso dos produtores para obter a melhor matéria-prima e qualidade comprovada. Estes são três grandes atributos da gastronomia de As Rías Baixas, que encontram o seu expoente máximo nos produtos com denominação de origem: vinhos, mexilhões, queijos Tetilla e Arzúa-Ulloa e pimentos Herbón. Estes são:

Desplegable
Título
1. DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PROTEGIDA RÍAS BAIXAS
Descripción

Na Denominação de Origem Protegida (DOP) Rías Baixas coexistem tradicionalmente castas brancas e tintas, mas são as castas brancas que têm maior peso e, entre elas, é fundamentalmente a casta Albariño que confere um carácter específico a esta zona vitivinícola.

Área geográfica

  1. Val do Salnés: Cambados, Meaño, Sanxenxo, Ribadumia, Meis, Vilanova de Arousa, Portas, Caldas de Reis, Vilagarcía de Arousa, Barro, O Grove e A Illa de Arousa.
  2. Condado do Tea: Salvaterra de Miño, As Neves, Arbo, Crecente, Salceda de Caselas, Ponteareas, A Cañiza (freguesia de Valeixe), Tui (freguesias de Guillarei, Paramos, Baldráns e Caldelas de Tui) e Mos (freguesia de Louredo).
  3. O Rosal: O Rosal, Tomiño e A Guarda, Tui (freguesias de Pexegueiro, Areas, Malvás, Ribadelouro, Rebordáns, Pazos de Reis, Randufe e Tui) e Gondomar (Mañufe e Vilaza).
  4. Soutomaior: município de Soutomaior.
  5. Ribeira do Ulla: na província de Pontevedra, A Estrada, Silleda e Vila de Cruces.

Denominación de origen protegida

Título
2. DENOMINAÇÃO DE ORIGEM MEXILLÓN DE GALICIA
Descripción

A Denominação de Origem Protegida Mexilhão da Galiza protege os mexilhões realmente provenientes dos estuários g alegos e certifica que são cultivados de acordo com o modo tradicional e natural destes estuários, com base numa relação de respeito pelo ambiente.

Área geográfica

A sua zona de cultivo é a zona marítima interior dos estuários galegos das províncias de A Coruña e Pontevedra, autorizada para o cultivo de mexilhão em jangadas; é constituída pelas seguintes zonas: Ría de Ares-Sada, Ría de Muros-Noia, Ría de Arousa, Ría de Pontevedra e Ría de Vigo.

Mejillones pontevedra

Título
3. DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PROTEGIDA "PIMIENTO DE HERBÓN".
Descripción

Os pimentos abrangidos pela DOP "Pemento de Herbón" são os frutos da espécie Capsicum annuun, L, provenientes de ecótipos locais da variedade "Padrón".

Área geográfica

A zona de produção do produto que beneficia da denominação de origem protegida abrange os seguintes municípios:

  • Na província de Pontevedra: Pontecesures e Valga.
  • Na província de A Coruña: Padrón, Dodro e Rois.

Pimientos

Título
4. DENOMINAÇÃO DE ORIGEM QUEIJO TETILLA
Descripción

O queijo Tetilla caracteriza-se por um cheiro e sabor suaves e uma textura cremosa, distinguindo-se pela sua forma cónica. O produto é obtido a partir do leite de vacas das raças frísia, parda alpina e loira galega e seus cruzamentos.

Área geográfica

Tanto a zona de produção de leite como a zona de produção do "Queso de Tetilla" abrangem todo o território da Comunidade Autónoma da Galiza.

Na província de Pontevedra: Agolada, Lalín, Silleda, A Estrada, Vilagarcía de Arousa e Cuntis.

Queso de tetilla

Título
5. DENOMINAÇÃO DE ORIGEM QUEIJO ARZÚA-ULLOA
Descripción

O queijo Arzúa-Ulloa tem um sabor ligeiramente salgado, com um toque de acidez. Com a maturação, adquire aromas amanteigados e notas de baunilha, natas e frutos secos. É produzido com leite de vacas das raças frísia, parda alpina, loira galega e cruzadas. Existem variedades "farmhouse" e "cured".

Área geográfica

A área de produção do leite e de fabrico dos queijos com a Denominação de Origem Protegida Arzúa-Ulloa abrange a área geográfica dos seguintes municípios

  • Província de Pontevedra: Agolada, Dozón, Lalín, Rodeiro, Silleda, Vila de Cruces e A Estrada. Para além destes, existem 16 municípios na província de A Coruña e 9 na província de Lugo.

Quesos