Enogastronomia Denominações de origem
O fruto da excelência
Denominações de Origem: Vinhos, mexilhões, queijos e pimentos.
Sabor, trabalho meticuloso dos produtores para obter a melhor matéria-prima e qualidade comprovada. Estes são três grandes atributos da gastronomia de As Rías Baixas, que encontram o seu expoente máximo nos produtos com denominação de origem: vinhos, mexilhões, queijos Tetilla e Arzúa-Ulloa e pimentos Herbón. Estes são:
Na Denominação de Origem Protegida (DOP) Rías Baixas coexistem tradicionalmente castas brancas e tintas, mas são as castas brancas que têm maior peso e, entre elas, é fundamentalmente a casta Albariño que confere um carácter específico a esta zona vitivinícola.
Área geográfica
- Val do Salnés: Cambados, Meaño, Sanxenxo, Ribadumia, Meis, Vilanova de Arousa, Portas, Caldas de Reis, Vilagarcía de Arousa, Barro, O Grove e A Illa de Arousa.
- Condado do Tea: Salvaterra de Miño, As Neves, Arbo, Crecente, Salceda de Caselas, Ponteareas, A Cañiza (freguesia de Valeixe), Tui (freguesias de Guillarei, Paramos, Baldráns e Caldelas de Tui) e Mos (freguesia de Louredo).
- O Rosal: O Rosal, Tomiño e A Guarda, Tui (freguesias de Pexegueiro, Areas, Malvás, Ribadelouro, Rebordáns, Pazos de Reis, Randufe e Tui) e Gondomar (Mañufe e Vilaza).
- Soutomaior: município de Soutomaior.
- Ribeira do Ulla: na província de Pontevedra, A Estrada, Silleda e Vila de Cruces.
A Denominação de Origem Protegida Mexilhão da Galiza protege os mexilhões realmente provenientes dos estuários g alegos e certifica que são cultivados de acordo com o modo tradicional e natural destes estuários, com base numa relação de respeito pelo ambiente.
Área geográfica
A sua zona de cultivo é a zona marítima interior dos estuários galegos das províncias de A Coruña e Pontevedra, autorizada para o cultivo de mexilhão em jangadas; é constituída pelas seguintes zonas: Ría de Ares-Sada, Ría de Muros-Noia, Ría de Arousa, Ría de Pontevedra e Ría de Vigo.
Os pimentos abrangidos pela DOP "Pemento de Herbón" são os frutos da espécie Capsicum annuun, L, provenientes de ecótipos locais da variedade "Padrón".
Área geográfica
A zona de produção do produto que beneficia da denominação de origem protegida abrange os seguintes municípios:
- Na província de Pontevedra: Pontecesures e Valga.
- Na província de A Coruña: Padrón, Dodro e Rois.
O queijo Tetilla caracteriza-se por um cheiro e sabor suaves e uma textura cremosa, distinguindo-se pela sua forma cónica. O produto é obtido a partir do leite de vacas das raças frísia, parda alpina e loira galega e seus cruzamentos.
Área geográfica
Tanto a zona de produção de leite como a zona de produção do "Queso de Tetilla" abrangem todo o território da Comunidade Autónoma da Galiza.
Na província de Pontevedra: Agolada, Lalín, Silleda, A Estrada, Vilagarcía de Arousa e Cuntis.
O queijo Arzúa-Ulloa tem um sabor ligeiramente salgado, com um toque de acidez. Com a maturação, adquire aromas amanteigados e notas de baunilha, natas e frutos secos. É produzido com leite de vacas das raças frísia, parda alpina, loira galega e cruzadas. Existem variedades "farmhouse" e "cured".
Área geográfica
A área de produção do leite e de fabrico dos queijos com a Denominação de Origem Protegida Arzúa-Ulloa abrange a área geográfica dos seguintes municípios
- Província de Pontevedra: Agolada, Dozón, Lalín, Rodeiro, Silleda, Vila de Cruces e A Estrada. Para além destes, existem 16 municípios na província de A Coruña e 9 na província de Lugo.