Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Castelo de Sobroso

Cenário de grandes batalhas e rodeado por uma paisagem única, o Castelo de Sobroso é um dos melhores exemplos do património fortificado da província de Pontevedra. Situado no topo de uma colina em Vilasobroso (Mondariz), a mais de 300 metros acima do nível do mar, esta impressionante fortaleza medieval impressiona tanto pela sua beleza como pelo seu perfeito estado de conservação.

O Castelo de Sobroso é guardado por um grande parque florestal no qual convivem árvores autóctones com outros exemplares, oferecendo ao visitante um belo percurso botânico para desfrutar de um passeio, contemplar a sua extraordinária beleza natural e uma fantástica vista panorâmica.

Construída no século XII, a fortaleza é constituída por uma muralha exterior de 140 metros, uma torre retangular e uma zona residencial de dois pisos, sendo a parte superior reservada à nobreza e a inferior aos guardas. A Diputación Foral de Pontevedra, responsável pela gestão e manutenção do castelo de Sobroso, levou a cabo uma inovadora musealização do seu interior com o objetivo de valorizar e reforçar o seu carácter patrimonial e turístico. Os visitantes podem conhecer a sua história, a importância que teve no território durante a Idade Média e as personagens com ele relacionadas através de audiovisuais, caixas mágicas, videomapping, jogos de luz e som nas diferentes salas. Os bilhetes para visitar o castelo e o seu museu estão disponíveis no sítio Web da fortaleza.

Figuras importantes da história da província de Pontevedra estiveram envolvidas em várias lutas pelo poder. Em 1117, Dona Urraca foi cercada na fortaleza pela sua irmã Dona Teresa e pelos apoiantes do seu filho Afonso, o futuro primeiro rei de Portugal, embora, segundo a lenda, Dona Urraca tenha conseguido escapar por passagens subterrâneas. Mais tarde, Pelayo Muniz, a mando do rei, habitará o castelo e, após a chegada dos Reis Católicos, tornar-se-á a residência de grandes famílias nobres, como as famílias Sobroso, Sarmiento e Sotomayor, estas duas últimas em conflito pela posse da fortaleza.

Vistas sobre el valle del Tea desde el castillo de Sobroso
Vistas sobre el valle del Tea desde el castillo de Sobroso

A sua localização privilegiada junto ao rio Minho, fronteira natural com Portugal, permitiu o controlo das comunicações entre o interior e o mar do bispado de Tui, num enclave onde a natureza e o património convivem em perfeita harmonia.

Sobroso torre
Sobroso puerta
Sobroso
Sobroso capilla
Sobroso
Desplegable