Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Chegada a Baiona

Viagem à época dos Descobrimentos

Baiona celebra a chegada da caravela Pinta com notícias do Novo Mundo

A cidade de Baiona foi a primeira da Europa a receber a notícia da descoberta da América e, mais de 500 anos depois, comemora-a em grande estilo com uma grande festa declarada de Interesse Turístico Internacional. No primeiro fim de semana de março, cavaleiros, andantes, artesãos de todos os ofícios, mulheres ciganas que lêem as linhas das mãos, estalajadeiros e milhares de personagens vestidos com trajes de época fazem a cidade recuar a mais de 500 anos.

 

Arribada de Baiona

 

Durante os eventos da Arribada, toda a cidade de Baiona mergulha na Idade Média e chegam multidões de pessoas de toda a Galiza, de numerosas localidades de Espanha, de Portugal e de outros países. O Mercado Real Medieval conta atualmente com mais de quatrocentas bancas e ultrapassa a superfície do centro histórico. A taxa de ocupação hoteleira durante o fim de semana atinge os 100%.

Touradas medievais

As festividades começam com doze tiros disparados da fortaleza de Monterreal e o torneio de justas, no qual os cavaleiros competem pelo amor de uma jovem de uma família nobre. Há também um campo de treino para os cavaleiros e são organizadas olimpíadas medievais. As exibições de falcoaria, as competições de esgrima e as provas de tiro com arco são outros dos espectáculos mais atraentes, e o ponto alto é a representação teatral da chegada da caravela Pinta à cidade, na praia de A Ribeira.

As bancas de artesanato do Mercado Real vendem cerâmica, couro, bijutaria e brinquedos, enquanto nas bancas gastronómicas se podem degustar produtos como polvo, bife, empadas, doces, vinhos e licores. Na alameda de los aprendices (avenida dos aprendizes), há também oficinas de até dez especialidades: cerâmica, tapeçaria de época, cunhagem de moedas, escrita medieval, couro, confeitaria, bordados antigos, trabalhos em ouro e prata, selagem de cartas e gravura. As cidades geminadas com Baiona também estão presentes na feira, com uma paragem composta por Palos de la Frontera, Santa Fé, Pornic e Vila do Bispo.

No final do século XX, comemorou-se o V Centenário do Descobrimento através de actos solenes que tiveram lugar em Baiona, e em 1993 o seu centro histórico foi declarado de Interesse Histórico-Artístico. A Arribada registou um enorme crescimento até ser declarada de Interesse Turístico Internacional em 2015.

Baiona arribada
Arribada
Arribada
Desplegable