Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

O museu do castelo de Soutomaior

O castelo de Soutomaior inicia uma nova etapa como referência patrimonial, cultural e turística da província de Pontevedra, depois de dez séculos de domínio sobre o território situado no fundo da ria de Vigo. A imponente fortaleza conta agora com um ambicioso espaço museológico que mostra de forma lúdica e didática, com recurso a audiovisuais e outros meios de comunicação de vanguarda, informações sobre a sua história, as pessoas ilustres que nela viveram, a sua importância na Galiza e a sua integração na bela paisagem.

Sala Maria Vinyals

O projeto expositivo centra-se em dez eixos: a presença da fortaleza no meio desde a sua origem; o valor da localização para o controlo do território; a destruição pelos Irmandiños; o papel de uma figura lendária como Pedro Madruga; a fortaleza como centro de poder; a hipótese da origem galega de Cristóvão Colombo; a linhagem dos Sotomayors; a transformação do castelo em palácio residencial; a fascinante figura da escritora e defensora das mulheres María Vinyals; e as reformas arquitectónicas levadas a cabo ao longo da vida do castelo.

A exposição utiliza técnicas de vanguarda, com sete audiovisuais, recriações em 3D, um videomapping e várias caixas mágicas.

A visita, que começa após a passagem da ponte levadiça e tem uma duração estimada de 45 minutos, será efectuada com as técnicas museológicas mais vanguardistas, com sete audiovisuais, recriações em 3D, videomapping e caixas mágicas. Além disso, a visita será alternada com conteúdos didácticos para testar o engenho, principalmente das crianças mais pequenas.

As caixas mágicas são uma das grandes atracções deste itinerário lúdico e divertido pela fortaleza. Através de um jogo de luzes e espelhos, aproximam o espetador do modo de vida de algumas das personagens ligadas à história do castelo.

O videomapping, um dos recursos mais surpreendentes de toda a exposição, está situado na torre de menagem e conta a história de Pedro Álvarez de Sotomayor, conhecido como Pedro Madruga, o lendário fidalgo ligado à fortaleza, sobre o qual existe também a teoria de que poderia ser o verdadeiro Cristóvão Colombo. Uma das salas fornece pistas sobre a possível ligação entre o navegador e a linhagem Sotomayor.

Audiovisuais, fotografias de alta resolução, tanto actuais como históricas, fac-símiles de documentos históricos, marcos cronológicos, uma maqueta sobre a qual se projectam, a partir do alto, diferentes elementos da paisagem natural e cultural, e três maquetas de diferentes momentos históricos do castelo, levar-nos-ão numa viagem sensorial por diferentes épocas de há quase mil anos.

Sala Pedro Madruga
Museo soutomaior
Sala Irmandiños
Desplegable