Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Xenerais do Ulla

Cavaleiros do Carnaval

Os Xenerais, em uniformes coloridos, travam brilhantes duelos dialécticos a cavalo.

É uma das manifestações carnavalescas mais pitorescas de As Rías Baixas. Declarada Festa de Interesse Turístico da Galiza, os famosos altos ou atranquesdos xenerais são celebrados em vários municípios rurais da província de Pontevedra.

Nas margens do rio Ulla, no aconchego do lar, os mais velhos recordam velhos costumes e os mais novos querem ser os protagonistas. Os xenerais são um belo espetáculo, montados a cavalo e vestidos com trajes coloridos de grande valor, que impressionam pela sua tradição e elaboração, e evocam um forte sentimento nos vizinhos participantes.

 

Xenerais ulla Lucas Terceiro

 

É necessário recuar até meados do século XIX para compreender as origens desta festa, embora se desconheça a data exacta do seu início. Pensa-se que esteja relacionada com os soldados que lutaram pela sua terra na Guerra da Independência ou que comemore os generais das Guerras Carlistas, devido aos seus trajes floridos.

Xenerais Ulla Marga FragaNos desfiles, os participantes usam fatos que demoram meses a confecionar e são adornados com milhares de missangas. É um exército diferente: pacífico e brincalhão, adornado com peças cosidas à mão com precisão. Estes uniformes do século XIX apresentam o tricórnio caraterístico dos Xenerais, do qual sobressaem penas de pavão. Os cavalos também têm ornamentos na cabeça e no peito.

Batalhas dialécticas

Os Xenerais percorrem os concelhos recitando os famosos altos ou atranques, verdadeiros combates dialécticos em que medem a sua destreza verbal e não deixam ninguém ficar para trás. Mas antes disso, os carteiros anunciam a sua chegada e os vizinhos entretêm-nos com comida e bebida. Os xenerais vão de porta em porta dar as vivas: palavras cheias de desejos de vida para cada família. Seguem-se as comparsas, o coro dos bonitos (raparigas e rapazes) e o coro dos vellos (adultos).

Desde A Estrada, passando por Silleda e terminando em Vila de Cruces, o carnaval rural de Pontevedra faz com que esta seja uma boa altura para visitar estes lugares. Camélias em flor, lampreia do Ulla, cozido galego... Dizem que quem experimenta volta sempre.

Desplegable