Festivais do mexilhão e do berbigão
O mexilhão e o berbigão reinam à mesa
Vilanova de Arousa presta homenagem a ambos os moluscos num delicioso banquete
A pesca e a mariscagem têm sido o pão e a manteiga de toda a vida das gentes de Vilanova de Arousa (Vilagarcía de Arousa). E se alguém sabe apresentar um prato melhor do que ninguém, são aqueles que o preparam e degustam desde que se lembram. O mexilhão e o berbigão são moluscos bivalves abundantes na ria. A Galiza é um exportador mundial dos primeiros graças à sua orografia costeira; os estuários têm uma localização imbatível e as jangadas de mexilhão tornaram-se o seu lar. Quanto aos segundos, são recolhidos pelos mariscadores sob a lama da praia na maré baixa.
E com o movimento das marés e da lua, chega a frescura da noite, que será bem recebida com estes aperitivos, que podem ser preparados de diferentes formas: ao vapor, em vinagrete, em molho de escabeche, etc. Um encontro que, sem dúvida, será acompanhado por outros pratos de marisco e locais. Tudo a partir da segunda semana de agosto.
Para ver e visitar em Vilanova de Arousa
Se decidir desfrutar deste festival gastronómico, sugerimos-lhe outras ideias para aproveitar ao máximo a sua viagem, como visitar a casa de O Cuadrante , onde nasceu Ramón María del Valle-Inclán, o dramaturgo de fama internacional. A igreja de A Pastoriza ou a igreja de San Cibrán e a capela de La Encarnación são outras visitas recomendadas.
O miradouro do monte Lobeira e um passeio por O Esteiro de Vilanova de Arousa também são boas opções.