Passar para o conteúdo principal
DESCOBRIR

Festas de San Telmo

Tui homenageia o santo padroeiro dos marinheiros

Da opulência à humildade total. Assim foi a vida de Pedro González Telmo, conhecido como São Telmo. O padroeiro de Tui, de grande devoção entre os marinheiros, nasceu em Frómista, muito perto de Palência, no seio de uma família abastada. Foi ordenado sacerdote sob a proteção do seu tio, um bispo, e acabou por ocupar os cargos de cónego e decano.

Atualmente, na segunda segunda-feira após o Domingo de Páscoa, Tui celebra as suas festas em honra de São Telmo, que, durante um desfile de Natal, viu o seu cavalo escorregar e acabou na lama. Diz-se que este momento marcou uma viragem na sua vida e fê-lo tornar-se um humilde frade. Esta festa comemora o dia em que morreu em Tui, a caminho de Santiago de Compostela. São-lhe atribuídos muitos milagres, pelos quais foi beatificado em 1254. O seu culto foi confirmado em 1741 e foi então designado padroeiro dos marinheiros.

San Telmo

Tui San Telmo

 

As origens desta festa, segundo os arquivos do bispado, remontam a 1578, mas será no século XVIII que se inicia a afluência de fiéis ao evento e aos seus actos religiosos. Com a chegada do século XX, foram introduzidas outras atracções, como desfiles, concertos e fogo de artifício.

A tradição mantém-se viva. A maior parte dos actos eclesiásticos tem lugar na catedral de Santa Maria, onde repousam os restos mortais da santa. Durante vários dias, Tui transforma-se assim num centro religioso, cultural e de lazer, uma vez que o programa festivo inclui um vasto leque de actividades. Alguns dos momentos mais aguardados são a procissão de La Coronilla - que percorre o centro histórico - e a procissão em honra de São Telmo, com numerosas imagens. Uma oferenda floral encerra este ritual.

Por seu lado, a procissão dos gigantes e cabeçudos é outro dos momentos mais tradicionais destas festas. De todos os protagonistas, a raíña e o rei são os mais destacados, tanto pela sua longevidade como pela sua altura e peso: mais de cinco décadas, cerca de 4 metros e 60 quilos. Outros eventos que fazem parte do programa destas festas tradicionais são a Semana do Teatro Amador, a Feira do Cavalo e o Festival da Angula (meixão).

Caminho de Santiago e igreja

A partir de Portugal e no Caminho de Santiago de Compostela, Tui é a porta de entrada para a Galiza. A catedral de Santa María é uma das principais jóias do património galego, destacando-se o seu pórtico como a primeira obra gótica da Península Ibérica e a única do seu estilo conservada em toda a comunidade autónoma. Também alberga a capela de San Telmo. A igreja de San Telmo, de estilo barroco e projectada pelo frade Mateo de Jesús María, foi construída no local onde morreu o santo que lhe dá o nome.

Tui Fiesta
Desplegable